Cartão-Postal de Natal, o Morro do Careca fica na Praia de Ponta Negra e no bairro de mesmo nome. É parada obrigatória para qualquer turista que deseja registrar sua passagem por Natal.
O lugar antes era aberto para visitação, mas hoje você pode apenas conhecê-lo observando ao longe. Conheça mais sobre essa famosa duna e seus principais atrativos.
Diversão para Natalenses: História do Morro do Careca
Essa duna tem 107 metros de altura e recebeu o nome porque há uma vasta faixa de areia em meio a dois lotes de vegetação e quando é observada ao longe, assemelha-se bastante à careca de uma pessoa. O morro foi o principal atrativo da região sul de ponta Negra até a década de 90.
Pessoas vinham para cá praticar o esquibunda ou apenas para observar a paisagem. Foi por muito tempo, o ponto preferido dos natalenses para ver o pôr-do-sol da capital. O motivo da interdição foi apenas com a intenção de preservar a restinga, vegetação abundante nessa área e que estava sendo destruída pelos visitantes.
Outra razão também envolveu a areia da duna. Devido a prática intensa de skibunda, como que foi citado acima, a formação do Morro do Careca passou a mudar e a areia descer completamente. Pensando em evitar que o morro acabasse de vez a prefeitura também cortou o acesso para o esporte nessa região.
De zona de proteção ambiental para monumento natural
Quando foi interditado, o Morro do Careca levava o título de uma Zona de Proteção Ambiental, tendo acesso apenas permitido aos órgãos competentes. Já em 2011, o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conema, mudou essa categoria para Monumento Ambiental.
Isso aconteceu com a intenção de reestruturar o Morro do Careca e transformá-lo novamente em um ponto de visitação para turistas e moradores de Natal. Além de elevar a categoria do principal cartão-postal da capital, há uma preservação maior na vegetação e formação natural da duna.
Para a Copa de 2014, foi cogitada a ideia de construir um bondinho que daria acesso à duna até o seu topo, mas o projeto ainda não saiu do papel.
Reserva natural completa e uma linda costa atrás do morro
Por ser uma região preservada e com fiscalização controlada, o acesso à área que se esconde atrás do Morro do Careca é quase que impossível. Contudo, com o aluguel de lancha ou outras embarcações dá para conhecer as lindas praias que há por aqui. A Praia das Tartarugas é a única que dá para ser visitada, mas não possui estrutura, sendo completamente deserta.
A passagem e parada por aqui é feita apenas por barqueiros que fazem a travessia entre a Praia de Ponta Negra e Pirangi. Não há sequer um turismo explorado. Caso queira conhecer, alguns barcos e lanchas podem ser alugados para o circuito.