Com uma distância de apenas 30 quilômetros de distância de Natal, a Lagoa do Bonfim é um pedacinho super tranquilo do município de Nísia Floresta. Estando de férias por aqui vale a pena enfrentar um pouco a estrada para conhecer a região.
Apesar da pouca estrutura, você com certeza se sentirá muito confortável nesta lagoa. Veja o que você vai encontrar na Lagoa do Bonfim e algumas características do lugar.
Depois de ler este artigo aproveite para ler também:
- As 4 melhores lagoas do Rio Grande do Norte para banho.
- Lagoa de Arituba: A mais popular do Rio Grande do Norte.
- Lagoa de Genipabu: Dunas, passeio de buggy e um lindo oásis.
A Lagoa do Bonfim
O município de Nísia Floresta possui algumas famosas lagoas e que se tornaram ponto turístico de quem está de férias no Rio Grande do Norte. Localizada na parte do litoral sul do estado, esta é a maior de todas as lagoas da região, com cerca de 9 quilômetros quadrados de espelho d’água.
Por aqui você encontrará mais de 83 milhões de metros cúbicos de água, considerado o maior reservatório do litoral do Rio Grande do Norte. A Lagoa do Bonfim também é responsável por abastecer o sistema Adutor Agreste Trairi Potengi que tem 300 quilômetros de extensão. Isso significa que 220 mil habitantes dessa região sobrevive com a água potável da lagoa.
Infraestrutura na Lagoa do Bonfim
O local é um que tem menos infraestrutura para receber turistas. O acesso é complicado em algumas partes da lagoa, impossível em outras e livre na região mais movimentada. Por ficar em uma Área de Proteção Ambiental, APA, mesmo através de caminhadas, alguns trechos da Lagoa do Bonfim não permitem o acesso por questões de conservação do ecossistema.
Quem procura um lugar para descansar, vai achar que a Lagoa do Bonfim é o paraíso. O lugar possui poucas opções para hospedagem e a maioria consiste em vagas alocadas em casas de veraneios. Se você pretende passar alguns dias por aqui é indicado reservar com bastante antecedência seu descanso.
Existe uma parte da Lagoa do Bonfim, chamada pelos moradores locais de Prainha, que não pode ficar de fora do seu roteiro. É um espaço bem simples e deserto, pouco acessado por turistas que vão em passeios diários. Nesta parte da lagoa existe uma concentração maior de águas mais calmas, claras e sempre limpas. Não deixe de conferir.
Iate Clube de Natal
Na Lagoa do Bonfim é possível encontrar uma sede campestre pertencente ao Iate Clube de Natal. O local foi projetado também para os velejadores e o lazer de suas famílias. São 10.400 metros quadrados de comprimento que vale muito a pena conhecer e com um suporte para associados muito incrível. Para saber mais sobre acesso e a sede campestre do Iate Clube de Natal nesta lagoa, clique aqui e acesse o site.