O cuscuz é uma espécie de bolo feito a partir da massa flocada de milho. Ele é muito consumido no Nordeste e serve de acompanhamento para diversos pratos, doces e salgados.
Por ser tão variável dessa forma, comer cuscuz tornou-se hábito rotineiro de qualquer nordestino e no Rio Grande do Norte ele ganha um gosto especial, substituindo a farofa convencional em diversos pratos.
Você sabe preparar um belo cuscuz nordestino? Veja a receita abaixo e algumas dicas complementares.
Depois de ler este artigo aproveite para ler também:
- Ginga com Tapioca: Uma iguaria tipicamente potigar.
- Escondidinho: Quem acha se delicia!
- Linguiça do Sertão: Um prato artesanal e diferenciado.
Receita de Cuscuz Nordestino Tradicional
Para preparar o cuscuz tradicional é preciso dos seguintes ingredientes:
- Fubá de milho flocado. Ele é encontrado facilmente em qualquer supermercado.
- Água.
- Sal à gosto.
Para preparar o seu cuscuz o processo é muito simples, basta seguir o passo a passo abaixo.
- Em um recipiente, despeje a massa do fubá e umedeça um pouco com água. Coloque o sal até o ponto que deseja e deixe descansando por cerca de 20 minutos. Se quiser também pode acrescentar um pouco de coco ralado na massa.
- Utilizando uma cuscuzeira acrescente 02 (duas) xícaras de café, com água. Geralmente esse tipo de panela deixa a água no fundo para aquecer a massa.
- No segundo compartimento, coloque a massa já descansada e tampe. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos.
Agora é só tirar o cuscuz da forma e servir quentinho. Ele pode ser saboreado sem mistura, com carne de sol, manteiga da terra, ovos fritos e o que seu gosto permitir. Para quem desejar o cuscuz na forma doce, basta acrescentar uma xícara de leite de coco e adoçar à vontade.
Se você não tem uma cuscuzeira em casa, pode usar duas panelas convencionais, em tamanhos diferentes, mas de encaixe. Basta colocar uma panela com água para ferver e quando esta atingir sua fervura, colocar a segunda panela ou uma forma de bolo com a massa do cuscuz para cozinhar.
Como fazer Cuzcuz Recheado
Você pode também rechear o seu cuscuz com carne, frango, queijo ou o que sua imaginação permitir. O processo de preparação é o mesmo ensinado no tópico anterior. A diferença é que em vez de despejar a massa por completo na forma, você vai colocar uma camada de fubá, no meio uma camada do recheio que você deseja e cobrir com outra camada de fubá. O tempo de cozimento é o mesmo.
Cuscuz Paulista x Cuscuz Nordestino
O conhecido cuscuz paulista também é muito vendido em todo o nordeste, mas existem algumas poucas e significantes diferenças entre eles. Os dois são feitos a partir da mesma massa, mas o cuscuz paulista é feito em uma forma convencional de bolo, leva diversos ingredientes e se assemelha muito à um bolo salgado de fubá.
Já o cuscuz nordestino, como você pode ver mais acima é feito somente com a massa do fubá e o leite de coco para deixa-lo com aspecto mais molhado. A massa do cuscuz também é muito usada no Nordeste como base para farofa. Os dois são deliciosos, mas se você não veio ainda ao Rio Grande do Norte, precisa experimentar esta receita para comprovar!