Quando se fala em Rio Grande do Norte e suas comidas típicas, com certeza a carne de sol não deixará de ser lembrada. Conhecido nacionalmente por esse feito, o estado exporta sua carne para o Brasil inteiro e nada mais justo do que ter um prato em sua homenagem. A Carne de Sol à Moda Potiguar é muito comum nos restaurantes nordestinos, mas saboreá-la em sua terra natal, não tem preço.
Veja abaixo algumas particularidades sobre o prato e como fazer em sua casa!
Acompanhamentos da Carne de Sol
O que caracteriza a Carne de Sol à moda Potiguar não é na verdade a forma como ela é preparada, mas os seus acompanhamentos. A combinação destes deixará sua refeição ainda mais saborosa. Então uma autêntica Carne de Sol à Moda Potiguar é servida com:
- Arroz de Leite.
- Feijão Verde. Em alguns casos pode ser substituído pelo feijão de corda que tem a consistência muito parecida.
- Macaxeira que pode ser frita ou cozida.
- Farofa d’água ou farofa do sertão.
- Vinagrete ou salada crua feita com alface, cebola, tomate e temperada com azeite.
- Manteiga da Terra.
E claro, a carne de sol típica do Rio Grande do Norte.
Receita da Carne de Sol à Moda Potiguar
Você não precisa ir ao Rio Grande do Norte ou comer esse prato delicioso apenas em restaurantes. Dá para fazer em casa e em qualquer parte do Brasil. Claro que se você está em Natal vai experimentar uma qualidade ainda mais superior, mas com um pouco de prática e a receita certa, você consegue matar seu desejo de comer uma Carne de Sol à Moda Potiguar.
Para fazer a carne de sol é preciso seguir o passo a passo abaixo:
- Os pedaços de carne não devem ultrapassar o 1 quilo de peso. Caso essa quantidade seja pouca para servir as pessoas, basta levar ao forno mais de um dele. Dê também preferência às peças mais magras, pois possuem o corte melhor.
- Abra as peças de carne e passe um pouco de sal de cozinha (o sal fino) por todos os lados. Deixe em um recipiente sem tampa e leve à geladeira por três dias. Controle o tempo de forma que três vezes por dia você vire a carne de lado e tire o líquido que está acumulado no recipiente.
- Depois dos três dias, basta levar ao fogo em uma panela com leite para que ela seja cozida. Dessa forma, sua carne ficará bem macia. Não é preciso lavar.
- Depois de cozida no leite, envolva a sua carne com papel alumínio e leve ao forno até soltar toda a água. Retire então o papel e deixe corar mais um pouco. A carne de sol também pode ser assada em uma churrasqueira. Evite deixar assar demais para que ela não perca a sua maciez.
Para aquelas pessoas que gostam de alimentos com pouquíssimo sal, podem ferver a carne na água antes de leva-la à panela com leite.
Depois de pronta é só servir com os acompanhamentos. Aqui mesmo no site você encontrará a receita de cada um deles!