Se você perguntar à qualquer nordestino qual o prato mais típico dessa região, com certeza o baião de dois estará na lista. Registros históricos determinam que a criação dessa mistura única dá-se ao estado da Paraíba, mas é no Ceará que existe uma variedade imensa.
No Rio Grande do Norte o baião de dois ganhou força ao ser servido como acompanhamento de seus churrascos.
Aprenda mais um pouco sobre este prato e saiba como fazer essa combinação tão nutritiva que não falta na mesa de nenhum nordestino.
Depois de ler este artigo aproveite para ler também:
- Linguiça do Sertão: Um prato artesanal e diferenciado.
- Farofa D’água: Conheça este delicioso acompanhamento.
- Carde de Sol à Moda Potiguar: Impossível resistir este prato.
De onde vem o baião de dois?
Como foi dito mais acima, o baião foi inventado na Paraíba, onde existe uma grande área rural no nordeste. Como o feijão e o arroz são dois elementos padrões das refeições brasileiras, as mesmas acabavam se misturando naturalmente nos pratos dos trabalhadores dessa região.
Posteriormente eles passaram a ser cozidos juntos e, na maioria das vezes, com aquele restinho do feijão e do arroz cozido durante o dia. A partir de então passou a ser aprimorado e outros elementos foram acrescentados para dar mais sabor ao prato.
Receita do Baião de Dois
A maioria das pessoas que comem o baião de dois e não fazem o mesmo em casa, pode achar que os dois alimentos são igualmente cozidos juntos, mas não é verdade. O preparo é bem simples, mas requer o cozimento e preparo individual de cada um deles. Veja como preparar o baião de dois com o passo a passo mais abaixo.
- O seu feijão deve ser cozido apenas com os temperos básicos. Se você costuma acrescentar carnes, linguiças e outros elementos à panela de pressão, evite neste primeiro momento.
- Quando o seu feijão já estiver um pouco cozido, despeje o arroz ainda cru e somente então acrescente os temperos que precisa, como tomate, cebola, coentro, entre outros. Não é preciso acrescentar água, pois o arroz irá cozinhar com o caldo do feijão.
Após cozido você pode apagar o fogo e acrescentar alguns pedaços de queijo coalho. É importante cortar quadrados ou tiras generosas, pois como o queijo derrete facilmente, quando muito pequenos e finos vão desaparecer e este é para ser mais um ingrediente do baião de dois. Para quem gosta, também pode acrescentar alguns pedaços de carne do sol para cozinhar juntamente com o arroz.
Após servido, misture duas colheres de nata fresca ao seu baião de dois ainda quente para dar um gosto muito mais especial. Evite fazer essa mistura e deixar armazenado muito tempo porque a nata azeda com facilidade.