O Parque Estadual das Dunas foi criado em 1977 para garantir a conservação ambiental de Natal e do seu estado por completo, além de realizar pesquisas e estudos que beneficiem a biodiversidade da região.
Ele se localiza entre alguns bairros de Natal e o turista pode visitar as instalações em horários convencionais. Conheça mais sobre o projeto e saiba porque ele é tão importante para o estado.
Depois de ler este artigo aproveite para ler também:
- Morro do Careca: O cartão-postal de Natal RN.
- Palácio Potengi: Conheça mais sobre a pinacoteca potiguar.
- Forte dos Reis Magos: História, cultura e arte em Natal RN.
Descrição do Parque das Dunas de Natal
Em uma totalidade de 1.172 hectares, o Parque das Dunas de Natal é coordenado pelo Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, o NUC/IDEMA.
O Parque das Dunas foi a primeira Unidade de Conservação criada no estado do Rio Grande do Norte e possui reconhecimento da Unesco como uma parte importante da biosfera da Mata Atlântica.
Faixa de Zoneamento
Em sua totalidade, o Parque das Dunas de Natal possui 5 zonas de conservação e manejo. Veja cada uma delas:
- Zona Primitiva: São as áreas que sofreram o mínimo com a intervenção dos homens. Isso facilita pesquisas e favorece a educação ambiental das pessoas.
- Zona de Uso Extensivo: São áreas que sofreram algumas intervenções humanas, mas que não afetou as áreas naturais. É a zona mais extensa do parque.
- Zona de Uso Intensivo: São áreas de recursos naturais, mas que sofreram com a intervenção dos homens. A intensão é ensinar que a ação do homem pode ser feita em um ambiente sema agredir a natureza.
- Zona da Recuperação: São áreas que sofreram com a intervenção dos homens, mas que foram restauradas.
- Zona de Uso Especial: São áreas restritas para uso de profissionais do Parque.
Porque é tão importante?
Além de favorecer a biodiversidade do Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas de Natal faz com que a qualidade de vida da capital do estado seja sempre eficiente. Com dunas em boa qualidade, os lençóis de água subterrânea estão protegidos e isso significa uma cidade sempre abastecida.
As duas também ajudam a melhorar o clima da cidade, principalmente na região onde está localizado o parque. Nesta extensão também é possível encontrar mais de 250 espécies da flora em conservação direta além de estudos direcionados.
Claro que a questão do ecossistema é importante, mas não se pode deixar de lado o visual do local. Este é incrivelmente único e bonito. Vale muito a pena conhecer.
Visitando o Parque das Dunas de Natal
Você pode visitar o parque de terça à domingo no horário entre 8h e 18h mediante o pagamento da entrada que custa 1 real. Crianças com idade até 5 anos, estudantes de escola pública em passeios recreativos com agendamento, pessoas com idade superior a 60 anos e escoteiros devidamente uniformizados, são isentos da taxa.
A administração do parque orienta que grupos grandes de visitantes façam o agendamento da visita por questões de organização. Então se você está viajando com muitos amigos ou familiares, sempre é bom entrar em contato e pedir orientação. Isso pode ser feito através do telefone (84) 3201 3985 ou pelo email parquedasdunas@rn.gov.br.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site do Parque Estadual Dunas de Natal.